O alho é um componente fundamental para o tempero de pratos salgados e é também o responsável pelo sabor de um enorme número de receitas pelo mundo. Este vegetal também resulta em benefícios para a saúde devido ao seu amplo valor nutricional. Utilizado desde os tempos da antiguidade, não demorou muito tempo para que os países passassem a aderir ao cultivo do alho.
As culturas egípcia, indiana, grega e romana tinham uma visão de que o alho continha propriedades preventivas e terapêuticas. O primeiro a descrever esse efeito foi Louis Pasteur. Atualmente reconhece-se cientificamente que o alho previne e trata infeções patogênicas, cancro e doenças cardiovasculares, tornando-se das ervas medicinais mais utilizadas em todo o mundo.
Além do mais, um estudo chinês observou que o consumo de alho e outros alimentos do mesmo gênero como a cebola e o alho porro, reduz o risco de cancro de próstata, independentemente do peso corporal. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir constipações e outras doenças infeciosas, e de tratar infeções bacterianas e fúngicas.
Assim sendo, vendo todos estes benefícios, o consumo de alho na mais pequena receita que confeccione, e na qual seja apropriado usá-lo, acaba por ser um impulsionador da boa saúde física. Não deixe de usar este vegetal, mesmo que continue a vê-lo apenas como aquele "dente de alho" que dá sempre sabor aos seus pratos favoritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário