Nunca se deparou com a expressão "os olhos também comem"? De certo modo, essa expressão ganhou muito sentido e veracidade. Falamos disso no sentido literal da palavra, e falando mesmo de comida.
Comer de olhos vendados é uma experiência explorada há já algum tempo por variadíssimas pessoas e sócios de restaurantes. Uma teoria que mostra que, à falta da visão, todos os outros sentidos passam a fazer com que a pessoa deguste muito melhor os alimentos. Isso deve-se a um fato muito simples.
Quantas vezes chegou ao fim de uma refeição e sentiu que lhe soube a pouco? Ou até mesmo diz que "nem lhe sentiu o gosto"? Nas refeições, a visão é o sentido mais guloso e traiçoeiro que existe. Se estiver a comer um tomate e mirar a carne que tem no prato, com intenções de levar um bocado desta logo à boca, nesse preciso momento em que idealiza isso, o tomate não tem a textura e o sabor que no fundo deveriam ter para si. Daí a experiência nova.
Falamos de um projeto em que o cliente venda os olhos e degusta cada ingrediente que tem no prato. Todos sabemos que, à falta de um sentido, todos os outros quatro se apuram 2 vezes mais. Então imagine a forma como nunca antes sentiu os alimentos quando a visão lhe é privada durante uma refeição!
Ao comer deste modo, o seu paladar apura-se e passa a sentir as texturas dos alimentos, o sabor mais profundo de um legume ou de uma carne, e mesmo o seu olfacto aprimora no sentido de o ajudar a identificar os alimentos no preciso momento em que os aproxima da sua boca.
Sabia que, quanto melhor degustar e sentir o sabor dos alimentos, mais depressa se sente satisfeito? Como o paladar aprimorou, o seu organismo irá admitir mais facilmente que se encontra saciado porque, apesar de não estar habituado, sentiu que todos os elementos dos alimentos que ingeriu pareceram mais que aquilo que realmente comeu, e assim sendo, acaba por assumir a saciedade, muito provavelmente antes de chegar realmente ao fim da refeição. Para as senhoras que resistem ao máximo à tentação de repetir às refeições, aqui fica a dica; tapem os olhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário