Mousse, em francês, significa "espuma". Nós duvidamos que os franceses imaginassem que a espuma que faziam no banho ou a lavar a loiça pudesse tornar-se uma sobremesa; mas não no sentido literal da transformação. Falamos antes na adaptação da palavra em si.
A mousse é agora mundialmente conhecida como a "espuma doce", ou seja, uma mistura cremosa de ovos, açúcar, e os ingredientes que lhe dão o sabor. A mousse mais famosa de todas é, de uma deliciosa obviedade, a de chocolate. Mas há outras mousses como a de limão, a de manga, entre outras criações e surpresas misturadas na eterna sobremesa clássica.
A mousse de chocolate acaba por ser a mais aguardada à mesa, a mais pedida nos restaurantes, a mais cozinhada e facilmente preparada. Nada custa tão pouco quanto fazer uma. Aqui deixamos a receita... mas com uma surpreendente adaptação. Encontrem as diferenças no sabor!
Ingredientes:
- 6 ovos
- 1 tablete de chocolate semi-amargo
- 100g de manteiga magra
- 1 chávena e meia de açúcar amarelo
- Meia chávena de champanhe doce
- 1 pacote de natas frescas Longa Vida
- Raspa de meio limão
Modo de preparação:
1. Numa taça resistente ao calor, coloque o chocolate e a manteiga. Ponha ao lume um tacho com água e encaixe a taça no topo, tendo o cuidado de se certificar que esta não cai para dentro de água. À medida que a água vai aquecendo, o chocolate vai derretendo. Mexa de vez em quando até obter o creme líquido desejado.
2. Retire a taça do lume. Com os ovos, separe as gemas das claras, e junte as gemas ao chocolate mexendo sempre muito bem. Junte o açúcar amarelo, e continue a mexer. Junte por fim o champanhe, aos poucos, certificando-se que a mistura não fica demasiado líquida de repente. Por fim raspe o limão. Misture tudo até conseguir uma mistura homogênea.
3. Numa batedeira, bata as claras em castelo. De seguida, junte-as ao preparado anterior, envolvendo tudo muito bem até não se verificar nenhuma cor esbranquiçada na mistura.
4. Bata as natas até ficarem bem montadas e coloque-as em tacinhas e leve-as ao frigorífico.
5. Deixe tanto a mousse quanto as natas no frigorífico por uma hora. Retire ambos, e coloque a mousse em cada tacinha, por cima das natas. Raspe mais um limão por cima de cada taça, e leve de novo ao frigorífico por cerca de mais duas horas. Sirva bem frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário